quinta-feira, outubro 22, 2009

Acusado de caluniar aquela senhora, Bastos Tigre apresenta o seu melhor argumento de defesa. Ele sempre achou-a feia demais para não ser honesta.


Argumento de defesa


Disse alguém, por maldade ou por intriga,
que eu de Vossa Excelência mal dissera:
que tinha amantes, que era "fácil", que era
da virtude doméstica, inimiga.

Maldito seja o cérebro que gera
infâmias tais que, em cólera, maldigo!
Se eu disser tal, que tenha por castigo
o beijo de uma sogra ou de outra fera!

Ponho a mão espalmada na consciência
e ela, senhora, impávida, protesta
contra essa intriga da maledicência!

Indague a amigos meus: qualquer atesta
que eu acho e sempre achei Vossa Excelência
feia demais para não ser honesta...

Bastos Tigre
(1882-1957)

Mais sobre Bastos Tigre em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bastos_Tigre

Nenhum comentário: