quinta-feira, janeiro 22, 2009

Se morresse agora, Joaquim Cardoso levaria duas boas lembranças. A visão do mar do alto da Misericórdia em Olinda e a saudade de Josefa de Tramataia.


Recordações de Tramataia


I

Eu vi nascer as luas fictícias
Que fazem surgir no espaço as curvas das marés
Garças brancas voavam sobre os altos mangues
de Tramataia.
Bandos de jandaias passavam sobre os coqueiros doidos
De Tramataia.
E havia um desejo de gente na casa de farinha e nos mocambos vazios
De Tramataia.
Todavia! Todavia!
Eu gostava de olhar as nuvens grandes, brancas e sólidas,
Eu tinha o encanto esportivo de nadar e de dormir.

II

Se eu morresse agora,
Se eu morresse precisamente
Neste momento,
Duas boas lembranças levaria:
A visão do mar do alto da Misericórdia de Olinda ao nascer do verão.
E a saudade de Josefa,
A pequena namorada do meu amigo de Tramataia.

Joaquim Cardoso
(1897-1978)

Mais sobre Joaquim Cardoso em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Cardoso

Nenhum comentário: