domingo, janeiro 03, 2010

Amar mulheres, várias. Amar cidades, só uma - Recife, nos versos imortais de Ledo Ivo.


Recife, poesia


Amar mulheres, várias.
Amar cidades, só uma - Recife.
E assim mesmo com as suas pontes,
e os seus rios que cantam,
e seus jardins leves como sonâmbulos
e suas esquinas que desdobram os sonhos de Nassau.

Amar senhoras, muitas. Cidade,
só uma, e assim mesmo com o vento amplo do Atlântico
e o sol do Nordeste entre as mãos.

Felizes os jovens poetas que recebem em seus corações
antes do amor e depois da infância
a palavra, a cidade Recife.
Felizes os poetas que podem lembrar-se eternamente
das pontes que separavam: ia-se a noite
no Capibaribe, e as águas do Beberibe
te davam, ó Madalena
o meu primeiro verso.

Corola diante do mar,
bares da arte poética,
bondes, navios, aviões.
Cidade, meus pés transportam as tuas pontes
para margens versáteis.

Igrejas nos postais, namorados nos portais.
Recife de meu pai,
Recife que me deu a poesia sem que eu pedisse nada,
cidade onde se descobre Rimbaud,
a maresia de antigamente em meus olhos abertos.
Mulheres, inúmeras. Cidade, só uma
e assim mesmo diante do mar.

Ledo Ivo

Mais sobre Ledo Ivo em
http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%AAdo_Ivo

Um comentário:

Anônimo disse...

A poética de Ledo Ivo confunde-se com a alma arrebatada pelo êxtase primeiro, daquele que ama incondicionalmente a sua cidade natal, tendo-a como grande amada e fiel amiga. Nessas minhas pobres palavras expresso minhas impressões sobre esta grande alma brasileira que temos. Ledo Ivo, nosso grande amigo, verdadeiro brasileiro.