terça-feira, setembro 16, 2008

Quanto mais longe de ti mais te desejo. Mas ainda não és um mito, ainda não estás fixada na invisível realidade, diz com paixão Murilo Mendes.


Abstração e amor


Aproxima-te de mim, dá-me as mãos delicadas
E descansa a cabeça em meu ombro.
É melhor que não desnastres os cabelos,
Os louros, finos e obedientes cabelos
- Essa parte dignificada do teu corpo,
A que melhor resistirá à morte.

Hesito entre o lado diurno e noturno do teu ser.

Aos olhos do homem tu és apenas decorativa,
Mas eu pressinto claramente em ti
A que tem o pudor da sua profundidade,
A que espera a anunciação dum forte drama
Que dividirá a vida como espada de dois gumes.

Talvez seja mais belo e favorável à poesia
Que nunca te manifestes totalmente a mim
E que continuemos a nos ver na obscuridade
Para que eu, guardando a eterna nostalgia de ti,
Jamais possa me sentir saciado.

Todos são fascinados pela tua vida visível,
Pela tua aparente suavidade.
Todos são fascinados pelo teu nome:
E ninguém conhece teu verdadeiro nome.

Há entre mim e ti zonas de sombra
Contornadas por anjos divinatórios.
Há entre mim e ti o mínimo necessário
Para assegurar tua invisibilidade.

Existes telefonicamente para mim.
Às vezes não consigo te tornar bastante obscura
E me traio, pedindo tua presença.

Quanto mais longe de ti mais te desejo
E te sinto mais branca e invulnerável.

Ainda não és um mito, ainda não estás
Fixada na invisível realidade.

Murilo Mendes
(1901-1975)

Mais sobre Murilo Mendes em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Murilo_mendes

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi Leo, lindos os poemas de amor no seu blog. Adoro Nuno Júdice, que vc postou aí embaixo, e tb Murilo Mendes. Enfim, poesia da melhor qualidade e com ótimas inserções suas. Um bj.

Liana disse...

Lindo demais esse poema.
Para mim, já és um mito.

cristinasiqueira disse...

Oi ,
Passei por aqui na fuga da presente realidade.
Sempre é um prazer para os sentidos
ser tocada por palavras de lirismo agudo.
Tem novidade no meu blog e aprecio seus comentários.

Cristina Siqueira