terça-feira, dezembro 08, 2009

Com tema de Virgílio, o Latino, e Lino Pedra-Azul, o Sertanejo, Ariano Suassuna escreveu um belo poema. Daqueles que não se pode esquecer.


Lápide-Final "A descoberta"


Com temas de Virgilio, o Latino, e Lino Pedra-Azul,o Sertanejo
Quando eu morrer, não soltem meu Cavalo
nas pedras do meu Pasto-incendiado:
fustiguem-lhe seu Dorso alanceado,
com a Espora de ouro, até matá-lo.
Um dos meus Filhos deve cavalgá-lo
numa Sela de couro esverdeado,
que arraste, pelo Chão pedregoso e pardo,
chapas de Cobre, sinos e Badalos.
Assim, com o raio e o Cobre- percutido,
tropel de Cascos, sangue do Castanho,
talvez se finja o Som de ouro- fundido,
que, em vão- Sangue insensato e vagabundo-
tentei forjar, no meu Cantar- estranho,
à tez da minha Fera e ao Sol do Mundo.

Ariano Suassuna
(1927)

Mais sobre Ariano Suassuna em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ariano_Suassuna

Nenhum comentário: