terça-feira, novembro 03, 2009

No poema de Maria O'Neill, para a infeliz nada mais triste na terra que a vida alegre ir seguindo. O coração vai chorando, os lábios sempre sorrrindo.


Uma infeliz


Sou filha do alto Minho
e vim de lá enganada:
nesta Lisboa, tão boa,
é que me fiz desgraçada.

Nada mais triste na terra
que a vida alegre ir seguindo:
o coração vai chorando,
os lábios sempre sorrindo.

Eu não vivo do presente
nem pensando no futuro.
Que o agora é todo lama,
o depois é num monturo.

Ai, como os homens honrados
a mim me fizeram mal!
Fui criada entre carinhos,
findarei num hospital.

Não posso mostrar afeto
nem ter amor a ninguém,
que me pagam com dinheiro
atirado com desdém.

Só uma réstia de sol
alegra a minha janela:
é a lembrança do tempo
em que fui criança e bela.

Nada mais triste na terra
que a vida alegre ir seguindo:
o coração vai chorando,
os lábios sempre sorrindo.

Maria O'Neill
(1873-1932)

Mais sobre Maria O'Neill em
http://en.wikipedia.org/wiki/Maria_O%27Neill

Nenhum comentário: