quinta-feira, agosto 12, 2010

Por muito tempo, Brecht procurou a verdade sobre a vida dos homens. Trabalhou duramente para compreendê-la, e então disse a verdade, como a encontrou.


Por muito tempo procurei a verdade


1.

Por muito tempo procurei a verdade sobre a vida dos homens entre si.
Esta vida é muito complicada e difícil de compreender
Trabalhei duramente para compreendê-la, e então
Disse a verdade, como a encontrei.

2.

Quando havia dito a verdade tão difícil de encontrar
Era uma verdade comum, que muitos disseram
(E nem todos acham tão difícil).

3.

Pouco depois vieram pessoas em grande número, com pistolas distribuídas
E atiraram cegamente em todos que não tinham chapéu por serem
pobres
E a todos que haviam dito a verdade sobre eles e os que os financiavam
Expulsaram do país no décimo quarto ano da nossa meia-República.

4.

Tomaram-me minha pequena casa e meu carro
Que eu havia ganho com muito trabalho.
(Meus móveis ainda pude salvar.)

5.

Ao cruzar a fronteira pensei:
Mais que de minha casa preciso da verdade.
Mas preciso também de minha casa. E deste então
A verdade é para mim como uma casa e um carro.
E eles me foram tomados.


Bertolt Brecht
(1898-1956)

Mais sobre Bertolt Brecht em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bertolt_Brecht

Nenhum comentário: