quarta-feira, abril 28, 2010

Depois de ler este poema, é fácil entender porque Manuel Bandeira é considerado um dos maiores poetas brasileiros. Mas se tivesse sido publicitário...


Dois anúncios


I - Rondó de efeito

Olhei para ela com toda a força.
Disse que ela era boa.
Que ela era gostosa,
Que ela era bonita pra burro:
Não fez efeito.

Virei pirata:
Dei em cima dela de todas as maneiras,
Utilizei o bonde, o automóvel, o passeio a pé,
Falei de macumba, ofereci pó...
À toa: não fez efeito.

Então banquei o sentimental:
Fiquei com olheiras,
Ajoelhei,
Chorei,
Me rasguei todo,
Fiz versinhos,
Cantei as modinhas mais tristes do repertório do Nôzinho.

Escrevi cartinhas e pra acertar a mão, li Elvira a Morta Virgem,
romance primoroso e por tal forma comovente que ninguém pode lê-lo
sem derramar copiosas lágrimas...

Perdi meu tempo: não fez efeito.
Meu Deus que mulher durinha!
Foi um buraco na minha vida.
Mas eu mato ela na cabeça:
Vou lhe mandar uma caixinha de Minorativas,
Pastilhas purgativas:
É impossível que não faça efeito!

II - Colóquio sentimental

- Não faça assim bichinho. O Segredo da Beleza diz: "Certo, um lindo seio
apontando orgulhosamente o céu, é coisa rara. Mas a culpa cabe muitas vezes
às próprias mulheres. Não cuidam deles. Deixam-nos magoar por dedos estouvados,
esses belos frutos tão frágeis".
- Não tenha receio, meu coração. Farei massagens, como manda o livro. Com muita
leveza, em sentido circular...começando pela implantação e acabando nas pontas...
- Com creme de pétala de rosas?
- Com creme de pétala de rosas...
- E ficarão firmes?
- Ora se!
- Como o Pão de Açúcar?...
- Como a Sul-América!

Manuel Bandeira
(1885-1968)

Mais sobre Manuel Bandeira em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Bandeira

Nenhum comentário: